sábado, 28 de fevereiro de 2009

Emissoras de TV cortam sinal analógico nos EUA

Emissoras de TV cortam sinal analógico nos EUA Publicidade

da Associated Press, em Nova Yorkda
Folha Online

Ao menos 25% das estações de TV nos Estados Unidos cortaram a transmissão do sinal analógico nesta terça-feira (17). Com isso, as residências que não se prepararam para a TV digital não poderão assistir a certos canais. A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) afirmou que 421 estações têm transmissão digital total a partir desta semana. Outras 220 ainda deverão fazer a transição, a partir do desligamento do sinal analógico --incluindo emissoras do Havaí. Ted S. Warren/AP


Crianças brincam diante de uma TV analógica, em Seattle (EUA); sinais analógicos foram desativados por 25% das emissoras Emissoras de TV dos EUA avisaram que, ao contrário da resolução do governo, iriam desativar a transmissão do sinal analógico devido aos custos extras da sua manutenção.

A maior parte dos telespectadores do país estava preparada. Pessoas que possuem serviços de cabos ou satélites não foram afetadas.

Algumas emissoras de TV e centrais telefônicas, no entanto, registraram um fluxo regular de pessoas reclamando, frustradas com o desligamento. Muitos ainda demonstravam dúvidas sobre como obter os cupons para compra de conversores de TV digital --ou sobre como efetuar o serviço.

"A irritação é compreensível, mas entendo que todos deverão ter imagens melhores", disse Dorothy Delegard, 67, de Minneapolis, que havia adquirido um conversor porque um amigo lhe alertou que o cupom de troca expirava ontem.

Telefones tocavam sem parar no centro de informações das estações localizadas em Providence, Rhode Island. Um voluntário do centro, Jeremy Taylor, disse que tentou acalmar a agitação dos espectadores, explicando a razão do desaparecimento do sinal analógico. "Tentei explicar que a transição digital não tem apenas o intuito de cobrar dinheiro deles", disse Taylor.

O governo federal dos EUA determinou o final da transmissão analógica para abrir espaço para frequências de serviços de internet sem fio, emergências via rádio e outros usos.
Originalmente, os sinais analógicos tinham o encerramento programado para ontem, mas o Congresso americano votou para que eles se mantivessem até o dia 12 de junho. Muitas estações, especialmente nas grandes cidades, aceitaram a prorrogação do sinal.

Fonte:
Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u505603.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário