sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Governo confirma Primeira Conferência Nacional de Comunicação para dezembro

Governo confirma Primeira Conferência Nacional de Comunicação para dezembro
Por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA
Está programada para o dia 2 de dezembro de 2009 a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, reivindicada há quase duas décadas por diversas entidades civis defensoras do direito à comunicação.
Em reunião realizada no dia 26 de janeiro, o ministro das Comunicações Hélio Costa e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertaram a condução de uma proposta para a conferência.
No Fórum Social Mundial, em Belém (PA), Lula afirmou que assinará um decreto nos próximos dias convocando o evento, para atender à reivindicação dos movimentos que lutam pela democratização do setor. "No conflito entre grandes e pequenos, dali sairá uma proposta de comunicação mais avançada para o Brasil", declarou Lula segundo a CUT.
Para Roseli Koffman, representante do Conselho Federal de Psicologia na Comissão Executiva do FNDC (Fórum Nacional para Democratização da Comunicação), esta é uma "oportunidade que os movimentos sociais e organizações criaram a partir da discussão da necessidade de fazer um contrato público no campo da comunicação e fazer vigorar isso pela primeira vez".
Ao Portal IMPRENSA, ela afirmou que "a convocação é um gesto heróico". Segundo ela, "vamos poder discutir como está a comunicação pública e a comunicação de estado no Brasil. Tvs e rádios sempre foram criadas no campo estatal, e as mídias de massa no Brasil foram criadas no campo privado. Queremos que a comunicação de massa seja um meio de expressão no campo social".
"Temos uma agenda que prevê a 1ª Conferência no dia 02 de dezembro de 2009, quando faz um ano que fizemos uma reivindicação em Brasília para que ela ocorresse, e faz dois anos que a RBC (Rede Brasil de Comunicação) foi criada; muito mais que uma emissora estatal, queremos que ela se transforme para servir para o público".
Após uma reunião realizada na última terça-feira (03) com representantes da Casa Civil, Ministério das Comunicações, comissões de Ciência Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, e membros do comitê Pró-Conferência, o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), presidente da CCTCI, confirmou a realização da Conferência na primeira semana de dezembro.
Ele reafirmou a escolha da data como uma referência ao dia 2 de dezembro de 2007, quando foram criadas a TV Digital e a TV Pública do país. "A realização da Conferência é uma reivindicação antiga de diversas organizações e movimentos sociais, são mais de trinta entidades que se uniram conosco em 2007 para criar a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação. Essa é a oportunidade de discutir um novo modelo de comunicação para o País", declarou.
Segundo o deputado, uma reunião marcada para o dia 9 de fevereiro no Ministério das Comunicações determinará os temas centrais do evento. para ele, a Câmara deve indicar três representantes para participar formalmente da organização e realização da Conferência

fonte:
Portal da Imprensa
Publicado em: 05/02/2009 13:33
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/02/05/imprensa25940.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário