segunda-feira, 2 de março de 2009

Liberado - Live CD - GINGA - Download

GINGA ! Tudo de bom !

http://www.ncl.org.br/

Link para baixar :

http://www.ncl.org.br/ferramentas/ginga_LiveCD_v1.0.iso
Os pesquisadores do Laboratório TeleMidia da PUC-Rio fecharam a versão 1.0 do Ginga Live CD e a Comunidade Ginga já possui disponível o link para download da imagem ISO.

Ginga Live CD é uma distribuição do sistema operacional Linux auto-contido em um CD, capaz de ser inicializado, utilizado e encerrado sem a necessidade de instalação do sistema ou configurações avançadas. O objetivo do Ginga Live CD é oferecer um ambiente de execução e testes de aplicações NCL e NCLua com opções para busca de conteúdo a partir de diversas fontes. Para isso, além do sistema operacional Linux, o CD contém uma versão atualizada da implementação de referência do Ginga-NCL e uma interface gráfica avançada que representa mais um passo na busca por uma plataforma amigável para testes e apresentações de aplicações NCL e NCLua.

As aplicações podem ser buscadas do próprio CD, que contém alguns exemplos, do Clube NCL e do dispositivo de armazenamento USB de preferência do desenvolvedor NCL (pendrives, HDs externos, etc.).

Assim, seja para navegar entre os conteúdos publicados no Clube NCL e no CD, seja para os seus próprios testes de desenvolvimento, o usuário tem à disposição uma plataforma simples e fácil de usar, ao mesmo tempo que poderosa em opções para busca de conteúdos.

Além dessas funcionalidades, a versão 1.0 do Ginga Live CD apresenta a possibilidade de gerenciamento das variáveis de contexto do usuário, que podem ser acessadas a partir das aplicações NCL/NCLua para fins de personalização e adaptabilidade.
O sistema operacional conta com excelente suporte a placas gráficas, dispositivos de áudio e interfaces de rede Ethernet. A interface de rede é configurada automaticamente por meio de protocolo DHCP. Ainda não há suporte a configuração manual do protocolo IP. Também não há suporte a interfaces de rede sem fio no momento.
Como todo Live CD ou CD bootavel, o computador deve ser inicializado a partir da unidade de CD-ROM. Durante a inicialização, todo o sistema de arquivos do CD é copiado para a memória RAM, para obtermos um bom desempenho na execução das aplicações. Essa tarefa de cópia pode durar cerca de 2 minutos, dependendo da velocidade da unidade de CD. Recomenda-se um mínimo de 1Gb de memória RAM para o pleno uso do sistema.
Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário