segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Campus Party - Palestra sobre Projeto TV Digital - Social

Matéria :
Dataprev trabalha para construção da TV Social
Editoria: Campus Party
23/Jan/2009 - 20:05 Enviado por Luis Henrique Silveira
http://portal.softwarelivre.org/news/12629

Uma das características da TV Digital que começou a ser implantada no Brasil é a interatividade. Neste sentido, a Dataprev, empresa responsável pela parte de Tecnologia da Informação da Previdência Social está se preparando para este momento criando a TV Social, com o objetivo de prestar serviços para a comunidade através da televisão.
Entre os serviços previstos estão a possibilidade de você estar na sua casa, ver e utilizar um conjunto de serviços como: acessar o calendário de pagamentos dos seus benefícios, marcar perícias médicas, consultar o senso, atualizar endereço, fazer pedido de prorrogação e inscrição na Previdência. “Onde estiver o “I” de interatividade você aperta no menu e acessa os serviços”, explicou Marco Antônio Munhoz do setor de TI da Dataprev.
Munhoz também falou das novas oportunidades que a criação da TV Digital abriu, com a utilização de linguagem NCL e a convergência digital. As oportunidades atingem diversos campos profissionais, pois ainda tem muito coisa a fazer, na área técnica e também de conteúdo. Para o conteúdo nas áreas da comunicação, antropólogos, sociólogos, psicólogos, engenheiros, técnicos, arquitetos de hardware, de design e de informática entre outros. Na área técnica, ainda há muito coisa para ser feita como o desenvolvimento de aplicativos interativos, interfaces para usuários entre outras.
Segundo Munhoz o Sistema Brasileiro de TV (SBTV) foi baseado, mas não é o padrão Japonês. “Estamos com o melhor dos três sistemas (europeu, americano e japonês) e a inteligência brasileira como o aplicativo Ginga, que foi desenvolvido com Software Livre Brasileiro e linguagem NCL, XHTML, Lua e Java. A versão do Ginga Live estava para ser lançada na Campus Party mas teve que ser adiada, por causa de um bug, que está sendo resolvido pelo pessoal da PUC/RJ. O Ginga já foi definido como norma e só não está ainda nos aparelhos de set box por uma problema de royaltys, mas em breve todos os equipamentos virão com o Ginga.
Estas informações foram divulgadas na palestra realizada na área de Software Livre da Campus Party durante a manhã de hoje (23). Mas no stand da Dataprev estão ocorrendo, deste quinta-feira, cursos sobre a TV Social, o Ginga Live e outros aplicativos desenvolvidos pela Empresa.
Fonte: Projeto Software Livre Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário