quarta-feira, 4 de março de 2009

TV Digital: Sun e Intel anunciam acordo com Java DTV

TV Digital: Sun e Intel anunciam acordo com Java DTV

A Sun e a Intel aproveitam o Java@TV Digital, evento que acontece nesta quarta-feira, 4/3, em São Paulo, para disponibilizar uma versão especial da máquina virtual Java ME e o Java ME CDC Media Pack otimizados para o precursor dos System on Chip Intel, o processador CE 2110. O objetivo é oferecer aos desenvolvedores de middleware para TV Digital, fabricantes de conversores e consumidores em geral, a melhor performance em aplicações interativas para TV Digital.

"O CE 2110 já usava uma máquina virtual Java desenvolvida pela Skelmer para conversores IPTV. As novidades são que, além da disponibilidade de uma máquina virtual feita pela própria Sun e certificada por ela, esse produto já vai ter todo o suporte para as APIs Java-DTV, estando por isso compatível com as normas do SBTVD, caso o Java DTV venha a ser adotado", explica Américo Tomé, Gerente de Novas tecnologias da Intel para a América Latina.
Java DTV é uma plataforma aberta, interoperável e sem cobrança de royalties. Ela poderá substituir o GEM na implementação de serviços interativos com a linguagem Java para o Ginga-J, módulo procedural do middleware Ginga para o SBTVD, mas isso ainda não foi definido pelo SBTVD.

O Ginga-J com as APIs JavaDTV ainda está em processo de normatização pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). O módulo técnico do Fórum, encarregado do trabalho, tem até o dia 23 deste mês para, formalmente, apresentá-lo ao conselho deliberativo do órgão.

Formalmente porque, em meados de janeiro, a TQTVD, empresa da Totvs/Quality voltada para TV Digital, já apresentou ao fórum uma implementação do seu middleware AstroTV incluindo as especificações do Java DTV.

Desde o ano passado, a TQTVD e a Intel mantêm um acordo para suporte do middleware AstroTV nos conversores da TecSys que usam processadores da família CE 2110. Por esta razão, o AstroTV deverá ser o primeiro a se beneficiar da máquina virtual Java ME CDC Media Pack. Que, é bom que fique claro, não deverá ser gratuita. Apenas, ao contrário do GEM, está livre de possíveis cobranças de royalties por patentes submarinas que venha a ter.

Java@TV Digital

O evento organizado pela Sun na manhã desta quarta-feira, 04/03, conta ainda com a presença da Rede Globo, da Universidade Federal da Paraíba, do Instituto Cesar, da Comunidade de Desenvolvedores Java e de representantes da Comunidade Brasileira de desenvolvedores Java, a SouJava, para dicutir perspectivas para a implantação da TV Digital no País e a importância da interatividade na visão dos diversos segmentos envolvidos.
A comunidade brasileira de desenvolvedores Java é a segunda maior do mundo. Segundo a Sun, há aproximadamente 34 mil desenvolvedores locais de Java certificados, e uma população geral de técnicos, programadores e engenheiros de 110 mil.
Assim que o Ginga-J estiver normatizado pelo Fórum SBTVD, e a norma validade pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, toda essa mão-de-obra poderá ser mobilizada para o desenvolvimento de aplicações para a TV Digital, no Brasil e em todos os países que, por ventura, vierem a adotar o Ginga como middleware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário