Lisboa, 26 fev (Lusa)
O governo português definiu nesta quinta-feira que em 26 de abril de 2012 terminarão as emissões analógicas de televisão e impôs condições para a instalação de redes de nova geração.
Em um conselho de ministros, Portugal aprovou uma proposta que define o regime aplicável à construção e acesso à construção de redes de banda larga. Foi sancionada também uma resolução que aprova a metodologia para a transição do sistema analógico para o sistema digital.
O vice-ministro das Obras Públicas, Paulo Campos, defendeu que, com a transição para o sistema digital terrestre, "a população passará a ter um conjunto muito significativo de vantagens ao nível da qualidade da imagem e do som, mas também mais canais (com transmissão em alta definição)".
"Passam a estar disponíveis para a maioria dos portugueses um conjunto de funcionalidades que, até agora, só estavam disponíveis para quem tinha TV a cabo ou outros mecanismos pagos", disse.
Para ele, a resolução aprovada pelo executivo pretende definir as condições que se transitará do sistema analógico para o novo, impondo-se uma data."
O fechamento do sinal analógico será em abril de 2012, ou seja, alguns meses antes do limite que o governo tinha e que era o do final desse ano. Está agora definido todo o quadro regulamentar para que Portugal possa avançar para a emissão da TV digital terrestre", declarou o vice-ministro.
Pelas previsões governamentais, a TV digital terrestre iniciará as suas emissões em abril deste ano, com emissões experimentais em algumas cidades do país.No final do ano, a TV digital terá uma cobertura de 80% do território nacional.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário