quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PANAM - Congresso Panamericano de Comunicação 2010

PANAM 2010

O Congresso Panamericano de Comunicação (PANAM 2010) pretende discutir o papel da emergente indústria de conteúdos digitais na Região, assim como o centralismo e a importância da participação dos sujeitos e das redes sociais nesse processo que gera novos empregos e sociabilidades; novas formas de entretenimento e de educação através das mídias digitais e da convergência tecnológica; novos modelos de negócios para as empresas e; convergência de mídias.

Contando com a presença de 46 especialistas, sendo 25 convidados estrangeiros e 21 brasileiros, o PANAM 2010 vai analisar as mudanças necessárias no mundo acadêmico para atualização de alunos, professores e pesquisadores para a nova cultura digital interativa, as novas profissões, os novos modelos de negócio que emergem da cultura digital e para as possibilidades de participação e inclusão social que pode proporcionar.

De 30 de Novembro à 03 de dezembro, em Brasília

http://www.ipea.gov.br/panam/programacao.html


]

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Boa Iniciativa ! OpenITVLab



A partir de hoje, a Intacto TV Digital irá disponibilizar o seu laboratório com Playout, Carrossel de Aplicações e servidores de SI para que desenvolvedores de todo o mundo possam testar suas aplicações TVD via ar, em diferentes marcas de conversores, simulando uma emissora real. Esse é o projeto OpenITVLab, que tem o intuito de valorizar o trabalho dos desenvolvedores, e trazer à público o potencial criativo que a TV digital possui.

Para participar do projeto, os desenvolvedores e demais interessados devem acessar o site http://www.intacto.com.br/OpenITVLab e submeter suas aplicações. Para cada teste realizado, será enviado um vídeo da aplicação em execução para o autor. Os vídeos autorizados serão divulgados pelo @TVdigitalBrasil e poderão ser visualizados no nosso canal no youtube http://www.youtube.com/TVdigitalBRA

No site do projeto já estão disponibilizados alguns vídeos de testes executados.

Saiba mais: http://www.intacto.com.br/OpenITVLab
Siga no Twitter: @TVdigitalBrasil

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

I SIMPOSIO BRASIL JAPÃO

O I Simpósio Brasil Japão sobre Avanços em Televisão Digital insere-se no contexto da cooperação científica e tecnológica entre Brasil e Japão na área de televisão digital estabelecida no acordo de adoção do sistema ISDB como base para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).

Tem como principal objetivo estabelecer a troca de informações para a divulgação de trabalhos inovadores em andamento no âmbito de televisão digital tanto no Brasil como no Japão e promover parcerias entre instituições para trabalhos cooperativos nas áreas com potencial de cooperação internacional no tema televisão digital.

É organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP (EPUSP), com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento será realizado de 6 a 8 de dezembro no Campus Butantã da Universidade de São Paulo, SP, Brasil, e tem como público alvo profissionais da área de televisão digital, incluindo pesquisadores, desenvolvedores e empreendedores, formando um ambiente propício à troca de experiências e à formulação de soluções inovadoras.

http://www.sbjtvd.org.br/index.php

Vencedores do Concurso Latino Americano de conteúdo para TV Digital Interativa

Dataprev ganha prêmio com a TV Digital Social

Enviado por Cláudia Felczak - Quarta, 13 de outubro de 2010

Na última sexta-feira (8), a Dataprev teve seu esforço no desenvolvimento de uma TV Digital que atenda às necessidades do cidadão brasileiro reconhecido. Isso porque a empresa conquistou o primeiro lugar na categoria Inclusão Digital com o projeto “TV Digital Social” no Concurso Latinoamericano de Conteúdo para TV Interativa, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o II Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI / WebMedia 2010).

Segundo Marcelo Moreno, representante do Laboratório Telemídia da Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) que recebeu o prêmio pela Dataprev, a empresa conseguiu avançar muito em seu projeto de TV Digital em pouco tempo “Pudemos perceber a evolução e a solidez do grupo para que esse resultado fosse atingido. Foi um trabalho de muita iniciativa e estudos para desenvolver um conteúdo focado no cidadão”. De acordo com Moreno, a iniciativa da Dataprev foi uma das pioneiras na área governamental. Ele acredita que outras instituições públicas deverão seguir esse exemplo nos próximos anos. ” Espero que a Dataprev continue investindo para que o cidadão possa ter acesso a esse tipo de serviço e, consequentemente, à Inclusão Digital”, conclui.

Sobre o prêmio – Idealizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o concurso oferece a oportunidade de divulgação de sua criatividade e habilidade no desenvolvimento de conteúdo para o Middleware Ginga, oferecendo prêmios aos melhores trabalhos. Esse ano, foram premiados conteúdos interativos nas categorias Inclusão Social, Widgets (pequenas aplicações para a TV) e Entretenimento e Informação.



terça-feira, 7 de setembro de 2010

CONCURSO LATINO-AMERICANO DE CONTEÚDO PARA TV DIGITAL INTERATIVA

CONCURSO LATINO-AMERICANO DE CONTEÚDO PARA TV DIGITAL INTERATIVA


CONCURSO LATINO-AMERICANO DE CONTEÚDO PARA TV DIGITAL INTERATIVA
Coordenação: Laboratório TeleMídia – PUC-Rio

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem o prazer de convidar toda a comunidade latino-americana a submeter conteúdos interativos para participação no I Concurso Latino-americano de Conteúdo para TV Digital Interativa, evento integrante do II Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI / WebMedia 2010 - http://www.ufmg.br/swib/?p=910#wtvdi).

O objetivo do concurso é oferecer à comunidade a oportunidade de divulgação de sua criatividade e habilidade no desenvolvimento de conteúdo para o Middleware Ginga, oferecendo prêmios aos melhores trabalhos. Nesta edição, serão aceitos trabalhos escritos em Nested Context Language (NCL) com scripts Lua, em conformidade com as especificações do Middleware Declarativo Ginga-NCL.

Serão premiados conteúdos interativos nas seguintes categorias: i) Inclusão Social; ii) Widgets; e iii) Entretenimento e Informação. O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um netbook. Menções honrosas também serão distribuídas.

Os trabalhos devem ser enviados por meio do Clube NCL (http://clube.ncl.org.br), repositório livre da Comunidade Ginga, até as 23:59 de 29 de setembro de 2010. Os resultados serão divulgados durante o WTVDI / WebMedia 2010. Aos que se interessarem, o regulamento do concurso encontra-se em anexo.

Patrocinadores já confirmados: Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e PUC-Rio

Atenciosamente,
Marcelo Moreno
Coordenador do WTVDI
Coordenador Técni

anexoTamanho
concurso-wtvdi.pdf55.43 KB

Fonte :

http://clube.ncl.org.br/node/82




Artigo sobre TV Digital da Dataprev será apresentado em Simpósio

Artigo sobre TV Digital da Dataprev será apresentado em Simpósio

Artigo sobre TV Digital da Dataprev será apresentado em Simpósio
O projeto TV Digital Social da Dataprev será mais uma vez homenageado. Desta vez, o programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Desenvolvimento Software Livre (UDSL), no Rio Grande do Sul, será apresentado, em forma de artigo, no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia). Para o gestor do projeto, Marco Munhoz (foto), ter o artigo aceito em um evento como o Webmedia significa que o programa está no caminho certo e tem muito a evoluir.,“É bem difícil ter um artigo aceito nesse simpósio. A seleção é bastante criteriosa e a equipe está bastante contente. A participação nesse evento será um ótimo momento para fazermos contato com as instituições que estão na vanguarda da tecnologia”, avalia Munhoz.

O artigo enviado pela equipe da UDSL descreve um caso de desenvolvimento, por uma empresa pública, de um projeto que busca oferecer serviços públicos interativos aos cidadãos através da tecnologia da “TV Digital”, contribuindo assim com o processo de inclusão digital. Segundo o texto, o projeto tem “um grande potencial para ser o maior caso do mundo de interatividade.

Veja aqui a íntegra do artigo T-government : O projeto “TV Digital – Social” um “case” de Oferta de Serviços Interativos para os Cidadãos.

Prorrogação – Outra notícia que motivou ainda mais a equipe da UDSL foi a prorrogação do projeto TV Digital. Oficializado ontem (1), o programa agora se estenderá até julho de 2011. “Estamos trabalhando agora no escopo da continuação do Projeto. Precisamos estabelecer quais serão as próximas demandas, funcionalidades e definir os cronogramas”, explica o gestor do projeto.

O que é? – O Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação- SBC, que reúne pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web, para debates, palestras e minicursos. Realizado desde 1995, o evento tornou-se um dos principais da comunidade científica brasileira.

A programação do WebMedia é em sua maioria composta por sessões técnicas em que são apresentados artigos completos ou resumos, selecionados para publicação, além de palestras nacionais/internacionais, painéis e minicursos.

Fonte:

http://portal.dataprev.gov.br/2010/09/03/artigo-sobre-tv-digital-da-dataprev-sera-apresentado-em-simposio/

Enviado por Jorge de Castro - Sexta, 03 de setembro de 2010


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

TV Digital Social da Dataprev ganha premiação da SET 2010

TV Digital Social da Dataprev ganha premiação da SET

Enviado por Dataprev - Quinta, 26 de agosto de 2010

Produto desenvolvido pela Dataprev é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão

O projeto TV Digital Social da Dataprev, ganhou o prêmio de melhor produto no concurso de inovação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (Set), em São Paulo, nesta quinta-feira (26). Outros dois trabalhos também concorriam na categoria. Edson Castilhos, coordenador do projeto na Unidade de Desenvolvimento de Software Livre (UDSL), no Rio grande do Sul, afirma que a idéia do social junto à interatividade da televisão digital venceu por unanimidade pelo público. “Foram tantos votos que acho que não preciso contar”, disse um dos avaliadores da Set.

David Brito, um dos componentes da mesa de avaliação, destacou a iniciativa do governo em desenvolver um aplicativo interativo de cunho social. Outro integrante ainda acrescentou: “A iniciativa da Dataprev, fruto de um trabalho interno, materializa uma forma concreta um serviço de governo”.

Castilhos apresentou a proposta da empresa com esse projeto e falou sobre os benefícios que o cidadão terá quando puder acessar seus dados usando o controle remoto. A Set, que tem como proposta o incentivo ao desenvolvimento tecnológico no setor, avaliou que o produto era o mais inovador do grupo.

Para Castilhos, a Pocket TV — prêmio recebido ao final da votação — é uma representação de algo muito maior, o reconhecimento de um trabalho. “Só pelo fato de já termos vindo aqui, já foi uma vitória, mesmo que o prêmio não fosse nosso, fomos reconhecidos pelos benefícios inovadores do nosso produto”, conta Castilhos.

Passo a passo…

Já são quase dois anos de caminhada. Muitas palestras foram apresentadas, em congressos de tecnologia — como o Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) — em unidades regionais (UR’s) da Dataprev e, sobretudo, para o público universitário.

Marco Munhoz, gestor do projeto, falou em uma das apresentações que o público estudantil é muito importante, já que é dentro de universidades que grandes projetos tecnológicos são desenvolvidos.

Um dos grandes passos foi dado em Brasília, em maio desse ano, quando foi realizada a primeira transmissão experimental pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Logo, serviços como: localização de agência mais próxima, atualização de endereço, entre outros, estarão disponíveis para a população.

*Colaborou Gabriela Sant’ Anna

sábado, 7 de agosto de 2010

TV digital pública fará licitação de R$ 2,8 bilhões


TV digital pública fará licitação de R$ 2,8 bilhões

Eugênia Lopes / Brasília - O Estado de S.Paulo

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100806/not_imp591140,0.php



O edital de licitação para construir a infraestrutura da rede pública de TV digital deverá ficar pronto em 90 dias. O contrato de R$ 2,8 bilhões por 20 anos será gerido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e prevê a construção de 256 torres de transmissão de sinal digital de TV em todo o País - a estação central ficará em Brasília.

Elaborado pela EBC, o edital está agora sob o exame do Ministério do Planejamento e, depois, passará pelo crivo do Tribunal de Contas da União (TCU). "É uma minuta de edital que pode sofrer mudanças no Planejamento e no TCU", disse a diretora-presidente da EBC, Tereza Cruvinel.

Ela explicou que o edital de licitação precisa ser analisado pelo ministério e pelo tribunal por se tratar de uma parceria público-privada (PPP). O presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, já avisou que o tribunal vai precisar de, pelo menos, 60 dias para estudar o edital. "O edital será lançado ainda este ano, mas vai demorar uns 90 dias", afirmou Cruvinel.

A EBC trabalha há dois anos no projeto para a construção da infraestrutura da rede pública de TV digital. O sistema brasileiro público de TV digital está previsto no decreto 5820, de 2006. Esse sistema é integrado pela EBC e mais cinco redes públicas: as duas TVs do Legislativo (Câmara e Senado), a do Judiciário, a do Ministério da Educação (TV Escola), uma rede de cultura e uma rede de cidadania ((TV digital municipal).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar o vencedor da licitação na compra de equipamento e serviços.


terça-feira, 13 de julho de 2010

FISL 11 - TV Digital Interativa


Fisl 11 de 21 a 24 de Julho, em Porto Alegre

O Fórum Internacional Software Livre (fisl) é considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo.

Promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org – ASL, o fisl se tornou um ponto de encontro anual, de pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo para debates técnicos e estratégicos sobre o desenvolvimento e o uso do Software Livre.

O fisl conta com a participação de empresários, gerentes e administradores de grandes estatais e multinacionais, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais das áreas privada e pública, bem como o público em geral.

Neste ano, o 11º Fórum Internacional Software Livre – fisl11, acontece de 21 a 24 de julho, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, em Porto Alegre - RS – Brasil.

http://softwarelivre.org/fisl11/menu/fisl

A Dataprev vai ter um "Stand" e uma sala para mini-palestras para no máximos 10 pessoas.

Entre as palestra ministradas teremos :

Introdução a TV Digital

Edson Castilhos
Interatividade e o Projeto "TV Digital - Social"
Marco Munhoz
Introdução ao Desenvolvimento a GINGA-NCL
Roger Fonseca
Infraestrutura de Transmissão Digital
Reginaldo Gontijo e Emerson Weirich ( EBC- Empresa Brasil de Comunicação)

Tera dois televisores para demonstração dos sistemas Interativos.

Fica o convite à comunidade de "TV Digital" e demais interessados a participar, ou trocar idéias sobre o desenvolvimento de aplicações interativas.

Um boa participação a todos.

Interatividade Social - Exemplo da Argentina

A Argentina que importou o sistema-nipo brasileiro e trabalha em parceria com as nossas universidades, merece um crédito por sua iniciativa e prática. Parece que as coisas são mais fáceis de colocar em prática lá.
Organizou-se para distribuir os "set-top box" para a população mais carentes e para outros orgãos que trabalham para a sociedade ( Cooperativas, hospitais, escolas, ONG, sindicatos).
Basta fazer um cadastro no site e aguardar gratuitamente o envio do Kit para a TV Digital. No site tem todas as informações sobre o projeto.

http://www.mitvdigital.gob.ar/mitvdigital/

Lembre-se ! Só vale para a Argentina

Fonte:
http://www.valdecir.tv.br/

Divulgação do projeto.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Interatividade no Celular no ar em Porto Alegre


Depois das experiências fantásticas com interatividade no celular em Brasília, assistindo os jogos da copa em Porto Alegre tive a felicidade de abrir a interatividade no celular que a "Globo" esta transmitindo .
Trata-se de uma aplicação que tem várias informações dos jogos.
Isto é possível porque no celular está com o middleware "GINGA" embarcado.

Então completando o cliclo temos um celular com TV Digital e Interatividade grátis, mas alertando, se você usar a opção de "SMS" , você vai pagar para mandar o torpedo.

Celular LG Scarlet II GM600
Preço em torno de R$ 699,00

Maiores informações

http://lgtvphone.com.br

sábado, 19 de junho de 2010

Serpro transmite ao vivo seminário sobre TV Digital nesta segunda-feira (21/6)

Serpro transmite ao vivo seminário sobre TV Digital nesta segunda-feira (21/6)


O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre (CISL) convida para palestra técnica: Projeto TV Digital Social - Desenvolvimento de Aplicações Interativas utilizando Ginga/NCL e Lua, que será realizada no auditório da Sede do Serpro, na segunda-feira, 21 de junho de 2010,, com transmissão ao vivo através do endereço http://streaming.serpro.gov.br/cisl/

Os novos recursos de interatividade disponibilizados pela tecnologia da "TV Digital" (transmissão digital, recepção digital, canal de interatividade, "Ginga", aplicações interativas) proporcionam o oferecimento de serviços públicos aos cidadãos através do acionamento do controle remoto de um televisor ou de outros dispositivos móveis que possuem essa tecnologia embutida.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) que em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em carater experimental transmite a aplicação interativa da Previdência Social na TV Brasil da cidade de Brasília.

Como esse momento é considerado um "marco zero", na história da TV Digital Interativa, proporcionamos este encontro para esclarecimento de dúvidas a respeito desta tecnologia e os benefícios para a sociedade. Discorreremos sobre os conceitos básicos da tecnologia, seu funcionamento, ferramentas utilizadas na construção do aplicativo, e a importância da ajuda da comunidade de "TV Digital" no desenvolvimento.

No final da palestra a Aplicação Interativa "TV Digital - Social" continuará disponível para o público interessado interagir com a aplicação e sugerir novas implementações.

Palestra Projeto TV Digital Social - Desenvolvimento de Aplicações
Interativas utilizando Ginga/NCL e Lua

Dia: 21/6
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do Serpro - Sede (Brasília-DF)

Transmissão
A atividade será transmitida pela Internet, por meio do serviço Assiste-Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse:
http://streaming.serpro.gov.br/cisl/ ou clique no webbanner da palestra no sítio http://www.softwarelivre.gov.br.

Palestrante

Marco Antonio Munhoz da Silva, funcionário da Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência desde 1989, Analista de Tecnologia de Informação, graduado em Tecnologia da Informação pela ULBRA/RS. Atualmente Gestor do Projeto "TV Digital - Social". Palestrante em vários eventos sobre "V Digital e Interatividade".

Durante a palestra poderão ser encaminhadas perguntas através do twitter http://twitter.com/cislgovbr e do e-mail cisl@serpro.gov.br.

Mais informações: cisl@serpro.gov.br

Serpro transmite ao vivo seminário sobre TV Digital nesta segunda-feira (21/6)

Serpro transmite ao vivo seminário sobre TV Digital nesta segunda-feira (21/6)

19 de Junho de 2010, por Luis Henrique Silveira - Sem comentários ainda
Tags deste artigo: cisl EBC tv brasil ginga tv digital serpro
Visualizado 144 vezes
Voltar a TV Digital Livre - Ginga

O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre (CISL) convida para palestra técnica: Projeto TV Digital Social - Desenvolvimento de Aplicações Interativas utilizando Ginga/NCL e Lua, que será realizada no auditório da Sede do Serpro, na segunda-feira, 21 de junho de 2010,, com transmissão ao vivo através do endereço http://streaming.serpro.gov.br/cisl/

Os novos recursos de interatividade disponibilizados pela tecnologia da "TV Digital" (transmissão digital, recepção digital, canal de interatividade, "Ginga", aplicações interativas) proporcionam o oferecimento de serviços públicos aos cidadãos através do acionamento do controle remoto de um televisor ou de outros dispositivos móveis que possuem essa tecnologia embutida.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) que em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em carater experimental transmite a aplicação interativa da Previdência Social na TV Brasil da cidade de Brasília.

Como esse momento é considerado um "marco zero", na história da TV Digital Interativa, proporcionamos este encontro para esclarecimento de dúvidas a respeito desta tecnologia e os benefícios para a sociedade. Discorreremos sobre os conceitos básicos da tecnologia, seu funcionamento, ferramentas utilizadas na construção do aplicativo, e a importância da ajuda da comunidade de "TV Digital" no desenvolvimento.

No final da palestra a Aplicação Interativa "TV Digital - Social" continuará disponível para o público interessado interagir com a aplicação e sugerir novas implementações.

Confira aqui mais informações sobre a palestra.

Palestra Projeto TV Digital Social - Desenvolvimento de Aplicações
Interativas utilizando Ginga/NCL e Lua

Dia: 21/6
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do Serpro - Sede (Brasília-DF)

Transmissão
A atividade será transmitida pela Internet, por meio do serviço Assiste-Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse:
http://streaming.serpro.gov.br/cisl/ ou clique no webbanner da palestra no sítio http://www.softwarelivre.gov.br.

Palestrante

Marco Antonio Munhoz da Silva, funcionário da Dataprev - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência desde 1989, Analista de Tecnologia de Informação, graduado em Tecnologia da Informação pela ULBRA/RS. Atualmente Gestor do Projeto "TV Digital - Social". Palestrante em vários eventos sobre "V Digital e Interatividade".

Durante a palestra poderão ser encaminhadas perguntas através do twitter http://twitter.com/cislgovbr e do e-mail cisl@serpro.gov.br.

Mais informações: cisl@serpro.gov.br

sábado, 12 de junho de 2010

Interatividade no Celular com GINGA

Amo a Interatividade ! Amo o Ginga !

Finalmente, um fabricante começa a disponibilizar TV Digital com Ginga nos celulares, se


A interatividade é como um diamante bruto que precisa ser lapidada para descobrirmos as suas riquezas e benefícios para aos cidadão.

O maior empecilho para isto acontecer é a falta dos conversores e celular no mercado. O interesse dos grandes comerciante estão matando a nossa maior riqueza, abafando o conhecimento dos nossos cientistas.

Já estão rebatizando o GINGA de DTVi e dizendo que a interatividade não "pegou".

Infelizmente muitos empresários, estão atrás das cortinas apenas esperando as oportunidades.

O Brasil exportador da tecnologia e conhecimentos, está deixando de fazer o dever de casa.

Queremos fatos ! Precisamos mais pessoas que "fazem".

Precisamos de celulares e conversores interativos imediatamente a preços populares. Quem poderá nos salvar ... ?


Falando de quem faz .Primeira impressão :

LG Scarlet II GM 600

Preço R$ 699,00

Não tem 3G

Hoje ( 13/06/2010) para funcionar a interatividade é necessário atualizar o software do mesmo juntamente com o manul de instalação diponível no link

http://www.lgtvphone.com.br


O tempo de instalação vai depender da velocidade da sua rede. Em um 3G levei 15 minutos, em outro mais de duas horas.

Testei, em Brasília, a aplicação da globo durante o primeiro jogo da copa do mundo de 2010, e funcionou bem.

http://www.youtube.com/watch?v=Zu67Aeue2dk

O Sonho ! Tornou-se realidade (Celular - TV digital aberta - GINGA - Interatividade)

Vamos trabalhar para colocar serviços interativos gratuitos aos cidadãos no celular !

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI) - WebMedia 2010

Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI) - WebMedia 2010 [www.softwarepublico.gov.br]
WebMedia 2010 - XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web
Belo Horizonte/MG, 05 a 08 de outubro de 2010.

Visando atender a uma crescente demanda da comunidade WebMedia, em 2010 será realizado o I Workshop de Televisão Digital Interativa (WTVDI), com o objetivo de apresentar os esforços dos pesquisadores da academia e da indústria no desenvolvimento e implantação de tecnologias relacionadas ao tema TV Digital e Interatividade.

Nesta primeira edição, o WTVDI coincide com um momento ímpar em sua área, quando diversos países avaliam ou acabam de definir seus sistemas de TV digital terrestre e, ainda, diversos operadores de telecomunicações inauguram seus serviços IPTV. Com o conhecimento adquirido nesses processos, uma massa crítica de pesquisadores e desenvolvedores estão prontos para divulgar seus trabalhos e inovações em TV digital interativa.

Além das sessões técnicas para a apresentação desses trabalhos, o WTVDI promoverá o primeiro encontro da recém-formada Rede Latino-Americana de Pesquisa em Software para TV Digital. Será uma excelente oportunidade para a troca de experiências e formação de grupos de interesse no âmbito dessa rede continental.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Autores são convidados a submeter artigos técnicos que descrevam trabalhos ainda não publicados em outros veículos e que tenham alcançado resultados, ainda que parciais, relacionados a implantação, tecnologias, produtos ou serviços em TV Digital Interativa.

Os artigos devem possuir um máximo de 6 páginas e podem ser redigidos em inglês, espanhol ou português, utilizando o estilo de apresentação ACM (http://www.acm.org/sigs/publications/proceedings-templates). Apenas artigos em formato PDF serão considerados.

A submissão deve ser feita através do sistema JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br).

TÓPICOS DE INTERESSE

Os tópicos de interesse para o WTVDI incluem, mas não estão restritos aos seguintes:

. Narrativas e roteiros interativos
. Ferramentas de autoria e de edição ao vivo
. Geração automática de conteúdo interativo
. Ferramentas de transmissão
. Boas práticas em produção de conteúdo interativo
. Usabilidade e experiência do usuário
. Acessibilidade e interação multimodal
. Integração e adaptação de conteúdo Web para TV
. Redes sociais pela TV
. Conteúdo interativo em redes domésticas
. Papel da TV digital interativa em cenários de convergência
. Personalização de conteúdo e conteúdo ciente de contexto
. Enriquecimento de conteúdo
. Conteúdo gerado pelo usuário
. Sistemas de busca e de recomendação
. Guias de Programação Eletrônicos (EPG, ECG, ESG)
. Conteúdo imersivo e realidade aumentada
. TV digital interativa tridimensional
. Middleware e extensões
. Modelos de negócios em TV digital interativa
. Padrões e recomendações
. Processos de implantação e status da TV digital interativa
. Aspectos regulatórios e político-sociais
. Inclusão social e inclusão digital pela TV digital interativa

COORDENADORES

Marcelo Moreno (PUC-Rio, Brasil)
Gabriel Baum (UNLP, Argentina)

COMITE DE PROGRAMA

Alejandro Fernandez (UNLP, Argentina)
Alfredo Olivero (UNSAM, Argentina)
Arturo Zambrano (UNLP, Argentina)
Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE, Brasil)
Carlos de Sales Soares Neto (UFMA, Brasil)
Cesar Teixeira (UFSCar, Brasil)
Claudio Delrieux (UNS, Argentina)
Debora Christina Muchaluat Saade (UFF, Brasil)
Emmanuel Jaffrot (UNSAM, Argentina)
Federico Balaguer (UNLP, Argentina)
Gonzalo F. Olmedo C. (ESPE, Ecuador)
Guido Lemos de Souza Filho (UFPB, Brasil)
Guillermo Winnicki (UTN, Argentina)
Gustavo Rossi (UNLP - Argentina)
Hernan Astudillo (UTFSM, Chile)
Jose Gonçalves Pereira Filho (UFES, Brasil)
Juan Moises Mauricio Villanueva (UNI, Peru)
Luiz Fernando Gomes Soares (PUC-Rio, Brasil)
Marcelo Javier Venere (UNICEN, Argentina)
Maria da Graca Pimentel (USP, Brasil)
Mario Mastriani (UNTREF, Argentina)
Nelson A. Pérez García (ULA, Venezuela)
Pablo Cesar (CWI, Netherlands)
Sergio Yovine (UBA, Argentina)
Thais Vasconcelos Batista (UFRN, Brasil)
Valter Roesler (UFRGS, Brasil)

DATAS IMPORTANTES
Submissão de artigos: 28/06/2010
Notificação para autores: 02/08/2010
Versão final dos artigos: 10/08/2010

segunda-feira, 17 de maio de 2010

15 universidades sudamericanas inician Red de I+D en software para TV Digita

15 universidades sudamericanas inician Red de I+D en software para TV Digital

En ocasión del 2do Foro Internacional de ISDB-T celebrado en Buenos Aires esta semana, a partir de la Mesa de Trabajo sobre Investigación y Desarrollo sobre software para televisión digital, los asistentes - investigadores de universidades de Argentina, Brasil, Chile, Ecuador, Paraguay, Perú y Venezuela - conformaron una Red de I+D a fin de cooperar en el desarrollo de software libre para la televisión digital.

Hasta ahora la red está integrada por miembros de

* Comunidad ginga.org.ar (Argentina)
* CONICET / Univ. de Buenos Aires (Argentina)
* Esc. Politécnica del Ejército (Ecuador)
* Fac. de Ingeniería - Univ. Nac. de Asunción (Paraguay)
* GIPSI - Univ. Nac. de 3 de Febrero (Argentina)
* INICTEL - Univ. Nac. de Ingeniería (Perú)
* LIFIA - Univ.Nac. de La Plata (Argentina)
* LINTI - Univ.Nac. de La Plata (Argentina)
* PLADEMA - Univ. del Centro (Argentina)
* TELEMÍDIA - PUC Rio (Brasil)
* Univ. de Los Andes (Venezuela)
* Univ. de Oriente (Venezuela)
* Univ. Nac. de Quilmes (Argentina)
* Univ. Nac. de Rio Cuarto (Argentina)
* Univ. Nac. de San Martín (Argentina)
* Univ. Tec. Federico Santa María (Chile)
* Univ. Tecnológica Nacional - FRBA (Argentina)

Fonte :

http://comunidad.ginga.org.ar/?q=node/20


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dataprev com Parceria EBC -TV Digital - Social na TV Brasil em Brasília

TV Digital Social entra no ar pela primeira vez


A Dataprev deu mais um passo na concretização do projeto TV Digital Social. Ontem (11), foi realizada a primeira transmissão ao vivo e com total interatividade da plataforma pela qual serão oferecidos serviços básicos da Previdência Social ao cidadão. A transmissão, realizada por meio do canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ocorreu durante o Seminário TV Digital e Interativa, promovido pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

Marco Munhoz, um dos responsáveis pelo projeto na Dataprev, mostrou o menu interativo desenvolvido pela empresa. Nele foi disponibilizado o acesso às notícias da EBC e aos serviços da Previdência Social. O menu da Previdência oferece consultas aos calendários de pagamentos, informações gerais sobre benefícios, além de localizar a agência mais próxima da residência do cidadão e dar acesso ao Twitter da Previdência,. “Hoje, estabelecemos um marco em nosso projeto, pois estamos utilizando interatividade plena tendo a internet como canal de retorno”, comemorou.

De acordo com Munhoz, para que os cidadãos tenham acesso a essas funcionalidades, é necessário que o conversor digital do aparelho de TV contenha o “Ginga”, camada de software intermediária (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital. Segundo ele, esses conversores estarão disponíveis no mercado em breve.

O próximo passo do projeto é estabelecer parcerias com outros prestadores de serviços públicos e também levantar quais ferramentas poderão ser oferecidas pelos clientes da Dataprev por meio da TV Digital. “Já temos o domínio da tecnologia e podemos colocar os serviços no ar”, revela Munhoz.

Munhoz mostra à estudante Wanessa Bastos as funcionalidades da TV Digital Social

O evento - Com o objetivo de oferecer à população - sobretudo ao meio universitário - a possibilidade discutir a TV Digital interativa, o evento realizado pelo Iesb contou com palestras de representantes da imprensa e dos setores acadêmico e governamental.

Para Marco Munhoz, a iniciativa é importante pois os futuros profissionais trabalharão com essa nova tecnologia. Segundo a aluna do curso de Engenharia da Computação do IESB Wanessa Bastos, a TV Digital será um marco, pois deverá unir as áreas de Tecnologia e Comunicação. “Não se poderá mais trabalhar sozinho”, avaliou.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Japón entregará 40 mil decodificadores para TV digital a personas de escasos recursos en Ecuador

Ecuador entra a la Tv digital de la mano de Japón y Brasil

Quito.- El Superintendente de Telecomunicaciones, Fabián Jaramillo, informó que Japón entregará 40 mil decodificadores a personas de escasos recursos económicos para que los usen en sus televisores actuales con el objeto de recibir la señal de la televisión digital que se implementará en el país.

Sin embargo, en diálogo con ANDES, Jaramillo no precisó si estos decodificadores serán entregados gratuitamente puesto que “es un tema que deberá decidirlo el gobierno ecuatoriano, todavía no se ha decidido de qué forma se hará esa entrega o si tendrá un valor simbólico”.

Fonte:

http://migre.me/sP36

Colegas, defendo a idéia do Brasil fazer melhor, e temos condições e conhecimento , só precisamos apoio do governo

Poderíamos oferecer a população de baixa renda, concentrando em um ponto da comunidade (Escola, ONG, associação, metro, ...) o aparelho "set-top box" com o "GINGA" e banda larga, inicialmente para a comunidade conhecer a tecnologia, mas já desfrutando dos serviços oferecidos pelos orgãos ( Banco Brasil, Caixa Econômica Federal, EBC, Dataprev, Ministério da Previdência, INSS , Ministério do Trabalho Emprego, Ministério do Desenvolvimento, e outros ).


Lanço a idéia e o desafio a todos :


"KIT TV DIGITAL - SOCIAL - Brasil " ( TV, conversor Interativo, serviços interativos, banda larga).

Um a pequena explicação pra os mais leigos .

Com o controle remoto o cidadão poderá fazer vários serviços tais como :
  • Consulta a informações da Previdência ( calendário Pagamento, Marcar perícia médica , ...) ;
  • Consulta Informações de Seguro Desemprego ;
  • Consulta informações de Bolsa família ;
  • E muitos outros serviços ....







quinta-feira, 25 de março de 2010

Canal da Cidadania na TV digital deverá ter programação local e serviços eletrônicos

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (25) portaria do Ministério das Comunicações com as diretrizes para o funcionamento do Canal da Cidadania, previsto em decreto presidencial sobre a implantação da TV digital (SBTVD-T). O Canal da Cidadania é um dos quatro que a União poderá explorar no serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital.

Segundo o decreto, o Canal da Cidadania oferecerá aplicações de serviços públicos de governo eletrônico (internet) e terá sua programação viabilizada por convênios firmados pelo Ministério das Comunicações com o Poder Público e entidades civis. A proposta é fazer programação com produções locais independentes, “dando visibilidade à cultura de cada um dos 5.564 municípios do Brasil”, conforme divulgou o Ministério das Comunicações.

A programação do Canal da Cidadania em cada município será elaborada sob a supervisão de um conselho de comunicação social, instituído pela Câmara de Vereadores e com a participação de diversos segmentos da comunidade.

Como já acontece com os canais comunitários, o Canal da Cidadania não poderá veicular propaganda comercial nem proselitismo religioso ou político. O conteúdo deverá divulgar atos do Poder Público, observar a diversidade sociocultural, prestar serviços de utilidade pública e ter finalidade educativa e artística, entre outros princípios.

Além do Canal da Cidadania, a União poderá explorar o serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital em canais para o Poder Executivo, Educação e Cultura.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a portaria apenas fixa diretrizes de funcionamento. Não há data para que o canal vá ao ar.

Fonte : http://www.agenciabrasil.gov.br/?q=node/2955


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Campus Party 2010 - Programação - TV Digital - GINGA

Agenda de minicurcos, palestras no Stand do Ministério de Ciências e Tecnologia

Quarta 27/01
--------

15:00 - 17:00
Oficina: Hands-On Ginga-NCL, criando aplicações Ginga-NCL
Descrição: Introdução à linguagem NCL, a tecnologia genuinamente nacional presente no Sistema Brasileiro de TV Digital. Serão discutidas as características que levaram uma tecnologia nacional, concebida sobre os pilares do compartilhamento livre do conhecimento, a alcançar status de reconhecimento internacional. O objetivo principal da palestra é incentivar a entrada de novos desenvolvedores no mercado de TV interativa, fornecendo informações sobre as ferramentas de desenvolvimento e testes disponíveis sob licença livre para a criação e apresentação de conteúdo interativo baseado no Ginga-NCL.
Pré-requisitos: intessados na tecnologia de TV Digital
Ministrante: Equipe PUC-Rio
Local: Stand MCT na área Expo


Quinta - 28/01
--------

13:00-16:00
Oficina: Hands-On Ginga, criando aplicações Ginga-J
Ministrante: Raoni Kulesza e Jefferson Lima
Descrição: Esta oficina é dividida em duas partes e tem como objetivo apresentar conceitos básicos do desenvolvimento de aplicações Java para TV Digital. Voltado para o desenvolvimento no Ginga-J, parte baseada na linguagem Java do middleware do padrão brasileiro de TV Digital, a oficina torna o aluno apto a desenvolver suas primeiras aplicações utilizando as APIs Ginga-J, através do ciclo de vida das aplicações, interfaces gráficas e tratamento de eventos do usuário.
Pré-requisitos: conceitos básicos de programação Java
Local: Stand MCT na área Expo

16:00 - 18:00
Oficina: Hands-On Ginga, Programação de Middleware para TVD
Ministrante: Raoni Kulesza, Jefferson Lima, Álan Lívio e Vítor Baptista
Descrição: Esta oficina tem com objetivo explicar o ambiente de desenvolvimento utilizado pelo projeto GingaCDN (rede de desenvolvedores para o middleware Ginga) para o desenvolvimento de tecnologias relacionados a middleware e aplicações de TV Digital. Serão abordados assuntos como arquitetura de middleware de TVD, ambiente de desenvolvimento, modelo de componentes e repositório de controle de versão.
Pré-requisitos: conhecimento de sistemas embarcados e programação C/C++
Local: Stand MCT na área Expo

Sexta - 29/01
--------

16:00 - 20:00
Encontro comunidade Ginga - Próximos passos, projetos e colaboração
Ministrante: Equipe da PUC-Rio e UFPB
Descrição: Apresentação dos principais projetos de código livre coordenados pela PUC-Rio e UFPB. Serão apresentados processos e ambientes de desenvolvimento, bem com as ferramentas e aplicações desenvolvidas até o momento. Também serão discutidos com a comunidade as possibilidades de participação e colaboração nesses projetos.
Local: área de Barcamp

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Campus Party 2010 - TV Digital

Campus Party 2010 - São Paulo de 25 à 31 de Janeiro de 2010

Agenda oficial com várias palestras sobre TV Digital.

http://www.campusparty.com.br/agenda.html

Mas as atrações (palestras, demonstrações, minicursos ) continuam durante todos os dias no Stand do MCT ( Ministério de Ciência e Tecnologia) onde estarão reunidos os grandes mestres da tecnologia de TV Digital.

É a oportunidade de encontrar os guerreiros que fazem o Brasil se destacar no mundo inteiro.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Dataprev prepara plataforma de serviços ao cidadão pela TV Digital

Dataprev prepara plataforma de serviços ao cidadão pela TV Digital

Por Guilherme Felitti, do IDG Now!

Publicada em 08 de janeiro de 2010 às 08h00
Atualizada em 08 de janeiro de 2010 às 11h12

Interatividade plena permitiria que perícias médicas fossem marcadas e recadastramentos fossem feitos por aplicativo para TV Digital.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) planeja lançar até o segundo semestre de 2010 uma plataforma de interatividade para TV Digital por onde oferecerá serviços básicos ao cidadão.

O TV Digital Social é baseado no middleware Ginga e foi criado após trocas de informações com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e as Universidades Federais da Paraíba e do Rio Grande do Sul.

"O projeto não pretende gerar apenas um aplicativo. Queremos trazer serviços disponíveis na internet ou no telefone para a TV. Pretendemos oferecer futuramente serviços interativos” pelo sistema brasileiro de TV Digital, diz Edson Castilho, gerente de serviço da Dataprev.

Segundo Castilho, o projeto prevê ainda ferramentas para outros órgãos federais, citando como exemplos o Ministério do Trabalho e Emprego, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou a Secretaria da Receita Federal.

O primeiro aplicativo a ser oferecido permitirá consultas ao calendário e à tabela de pagamentos da Previdência Social, além de indicar a agência mais próxima à casa do contribuinte baseado no seu CEP.

demonstrado publicamente pela Dataprev, O aplicativo também tem integração com a conta no Twitter da Previdência Social, segundo Castilho.

As consultas exploram funções interativas simples e exigem que o set-top box do usuário esteja conectado à internet, seja ela em banda larga do tipo ADSL, cabo ou 3G, afirma o executivo.

"Com a interatividade plena, podemos criar aplicativos que interajam com banco de dados", explica Castilho.

Tal interação permitiria que perícias médicas sejam marcadas, auxílios de maternidade ou de reclusão sejam requeridos e recadastramentos sejam feitos pela TV, afirma.

A estreia da plataforma de interatividade da Dataprev depende ainda de negociações com a Empresa Brasileira de Comunicação, de acordo com o executivo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Convite de participação - Desenvolvimento Ginga-j

Convite elaborado por Raoni Kulesza da Universidade Federal da Paraíba

convite de participação no ambiente de desenvolvimento Ginga-J

- 02/12/09 07:23

Caros,

Estamos disponibilizando a partir de hoje (02/12/2009) um ambiente para acompanhamento e participação do desenvolvimento dos projetos relacionados ao Ginga-J.


Serão disponiblizados inicialmente 2 (dois) projetos em andamento: (1) candidate release da implementação de referência Ginga-J e (2) o emulador Ginga-J.

Para acessar o ambiente, por favor se cadastre na seguinte URL:

http://ginga.lavid.ufpb.br

É recomendado que o cadastro utilize o mesmo e email da comunidade Ginga, pois isso vai facilitar uma futura migração (ver explicação abaixo).

Inicialmente todos serão cadastrados como observadores (viewers) dos projetos, com essa permissão já é possível ter acesso às seguintes funcionalidades:

  • Acompanhamento das últimas atualizações dos projetos
  • Acompanhamento das atividades em andamento e planejadas
  • Acesso a estatísticas do repositório do controle de versão
  • Acesso ao código-fonte do repositório do controle de versão
  • Wiki com material técnico sobre desenvolvimento de middleware, aplicações e Ginga-J

Como ainda estamos integrando o código do Ginga-NCL e Ginga-J, decidimos em conjunto com a PUC-Rio, hospedar o desenvolvimento Ginga-J num ambiente temporário fora do Portal do Software Público. A partir da integração das duas implementações e adaptação das ferramentas do Portal do Software Público, migraremos o ambiente para o Portal do Software Público dentro da Comunidade Ginga.

Entretanto, vamos continuar utilizando o Portal como canal de comunicação.

Em breve divulgaremos mais informações sobre a utilização do ambiente e participação em cada projeto.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Atenciosamente.

---------------------------------------------------------------
Raoni Kulesza
Universidade Federal da Paraíba
Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital
http://www.lavid.ufpb.br

Publicado no site software Público
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ginga/forums/message-view?message_id=16888301

TV Pública Digital

TV pública digital custará até R$ 2,8 bi em 20 anos
Folha Online

O governo federal prevê gastar até R$ 2,8 bilhões, em 20 anos, na transmissão dos canais de televisão estatais em sinal digital. A rede de transmissão será construída pelo setor privado, que terá concessão para prestar serviço à EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

A empresa (ou consórcio de empresas) que construirá e administrará a rede deverá ser escolhida em concorrência internacional. A minuta do edital da licitação foi colocada em consulta pública apenas três dias antes da virada do ano.

O edital admite a possibilidade de a concessão ser prorrogada para até 35 anos. A EBC fará duas audiências públicas para discutir o edital: uma no Rio de Janeiro, no dia 27 deste mês, e outra no dia seguinte, em Brasília. As regras terão de ser aprovadas pelo Tribunal de Contas da União antes da licitação.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiará o vencedor da licitação na compra de equipamentos e serviços produzidos no Brasil. O empréstimo oficial pode cobrir até 80% do valor do empreendimento.

Pelo projeto da EBC, até o final de 2014 os 273 municípios com população acima de 100 mil habitantes estarão cobertos pela rede pública de TV digital. É um público total estimado em 121 milhões de habitantes, o que daria alcance nacional não obtido com a TV analógica.

A empresa pretende que o sistema seja inaugurado nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte ainda no governo Lula.

Segundo o gerente jurídico da EBC Marco Antonio Fioravante, os R$ 2,8 bilhões são o valor máximo admitido no edital para remuneração pelo uso da rede, em 20 anos de concessão.

O desembolso anual máximo previsto é de R$ 160 milhões, quando todos os equipamentos estiverem implantados. A EBC espera que, com a realização da licitação internacional, o custo seja reduzido substancialmente.

Por determinação dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, os equipamentos terão de ser devolvidos ao governo ao final do contrato de concessão.

Grupos estrangeiros

O vencedor da licitação construirá a infraestrutura de transmissão e será remunerado pela EBC para transmitir os canais estatais (TV Brasil, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça, entre outros) citados no decreto do presidente Lula que autorizou a televisão digital.

A remuneração obedecerá a um critério variável de parcelas que terá, como principal parâmetro, a qualidade do serviço prestado. Portanto, interrupções na transmissão serão descontadas no pagamento.

A terceirização da rede de transmissão de TV digital foi inspirada nas experiências de Japão, França e Espanha. A japonesa Marubeni e o grupo francês TDF, que administram redes de transmissão de radiodifusão em seus países, são pré-candidatos ao leilão --ambos participaram de reunião com a EBC no final do ano passado, na sede do BNDES, no Rio.

Após o encontro com a direção da EBC, os empresários interessados tiveram audiências individuais com técnicos do BNDES para conhecer as condições do empréstimo.

A Folha apurou que está em curso uma articulação para que um consórcio nacional dispute a licitação. Entre os integrantes do consórcio brasileiro está a empresa mineira STB (Superior Technologies in Broadcasting), fabricante de sistemas de transmissão de TV, de Santa Rita do Sapucaí (MG).

O presidente da empresa, Armando Lemes, já havia ameaçado entrar com ação judicial para pedir a impugnação do edital. Segundo ele, se um grupo estrangeiro vencer a licitação, a tendência é que os equipamentos sejam trazidos do exterior e que os fabricantes nacionais percam mercado.

A EBC atuará como distribuidora dos demais canais públicos federais no sistema digital. Receberá a programação das TVs Câmara, Senado e Justiça e, ainda, dos canais que serão produzidos pelos ministérios da Educação e da Cultura, e os entregará ao operador da rede pública de TV digital.

A ideia é que a rede tenha três canais digitais nacionais, com programação gerada em Brasília, e um canal local, em cada capital. A tecnologia digital permite que um canal transmita até oito programações diferentes simultaneamente.