quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dataprev com Parceria EBC -TV Digital - Social na TV Brasil em Brasília

TV Digital Social entra no ar pela primeira vez


A Dataprev deu mais um passo na concretização do projeto TV Digital Social. Ontem (11), foi realizada a primeira transmissão ao vivo e com total interatividade da plataforma pela qual serão oferecidos serviços básicos da Previdência Social ao cidadão. A transmissão, realizada por meio do canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ocorreu durante o Seminário TV Digital e Interativa, promovido pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

Marco Munhoz, um dos responsáveis pelo projeto na Dataprev, mostrou o menu interativo desenvolvido pela empresa. Nele foi disponibilizado o acesso às notícias da EBC e aos serviços da Previdência Social. O menu da Previdência oferece consultas aos calendários de pagamentos, informações gerais sobre benefícios, além de localizar a agência mais próxima da residência do cidadão e dar acesso ao Twitter da Previdência,. “Hoje, estabelecemos um marco em nosso projeto, pois estamos utilizando interatividade plena tendo a internet como canal de retorno”, comemorou.

De acordo com Munhoz, para que os cidadãos tenham acesso a essas funcionalidades, é necessário que o conversor digital do aparelho de TV contenha o “Ginga”, camada de software intermediária (middleware) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital. Segundo ele, esses conversores estarão disponíveis no mercado em breve.

O próximo passo do projeto é estabelecer parcerias com outros prestadores de serviços públicos e também levantar quais ferramentas poderão ser oferecidas pelos clientes da Dataprev por meio da TV Digital. “Já temos o domínio da tecnologia e podemos colocar os serviços no ar”, revela Munhoz.

Munhoz mostra à estudante Wanessa Bastos as funcionalidades da TV Digital Social

O evento - Com o objetivo de oferecer à população - sobretudo ao meio universitário - a possibilidade discutir a TV Digital interativa, o evento realizado pelo Iesb contou com palestras de representantes da imprensa e dos setores acadêmico e governamental.

Para Marco Munhoz, a iniciativa é importante pois os futuros profissionais trabalharão com essa nova tecnologia. Segundo a aluna do curso de Engenharia da Computação do IESB Wanessa Bastos, a TV Digital será um marco, pois deverá unir as áreas de Tecnologia e Comunicação. “Não se poderá mais trabalhar sozinho”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário