domingo, 24 de julho de 2011

IPTV.br

O objetivo geral é a implantação de uma infraestrutura experimental para interconexão e interoperabilidade de novos serviços multimídia de utilidade pública, visando a inclusão social. Em particular, ênfase será dada aos serviços IPTV, visando a democratização não só do acesso, mas também da produção e transmissão de conteúdo para TV digital, contemplados pelo programa Ginga Brasil II.

Os serviços IPTV.br terão por base o middleware Ginga, conforme o padrão aberto H.761 do ITU-T para serviços IPTV. Por infraestrutura global de comunicação, o serviço terá as redes backbone da Telebrás e da RNP. Como redes de acesso, o serviço contará com as redes metropolitanas da RNP, as redes estaduais e municipais. Os serviços IPTV serão inicialmente providos por dois servidores de vídeo sob demanda: um sob o gerenciamento da RNP e outro sob o gerenciamento do NIC.br.

A liderança mundial alcançada pelo Brasil na área de middleware para serviços de TV digital tem continuidade neste projeto. Visando a interoperabilidade, as aplicações NCL permitirão embutir aplicações desenvolvidas em outras linguagens padrões para a Web e TV digital. Em uma segunda etapa, o middleware Ginga também proverá suporte baseado no novo perfil de linguagem HRP (Hypermedia Raw Profile), a ser desenvolvido em conjunto com parceiros de outros países. HRP fornecerá o ecossistema comum para diferentes padrões e iniciativas, dessa forma contemplando a liaison já iniciada (sob a liderança da PUC-Rio pelo ITU-T, do CWI pelo W3C e do NIC.br pelo W3C Brasil), para interoperabilidade de middlewares para IPTV.

A geração de empregos e empresas nas áreas de componentes de circuitos integrados (CI), recepção, servidores de conteúdo, software e produção de conteúdo, também é foco do projeto, beneficiada pela transferência tecnológica das pesquisas e inovações em middleware e protocolos de controle de transmissão para IPTV, já iniciadas e com resultados importantes já conseguidos pelo projeto.

Os desenvolvimentos de software e das aplicações interativas terão por base a Recomendação ITU-T H.761, e seguirão sempre que possível implementações em código aberto. A produção de conteúdo interativo focará em serviços de utilidade pública, em áreas-alvo tais como: cultura, educação, saúde, serviços de governo e turismo. Aplicações mais comerciais e de entretenimento, tais como serviços de TV Social e serviços de esporte, também serão exploradas.

Ainda com relação ao desenvolvimento de aplicações, Ginga Brasil II é o programa de inclusão social de grande prioridade do projeto.

O programa inclui o treinamento, no desenvolvimento de aplicações NCL e Lua, de estudantes do ensino fundamental residentes em comunidades de baixa renda e profissionais das TVs Universitárias, que atuarão como multiplicadores, propagando a transferência de conhecimento para as TVs Comunitárias, Pontos de Cultura e TVs Universitárias.

http://www.telemidia.puc-rio.br/?q=pt-br/projetoIPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário