quinta-feira, 28 de julho de 2011

IPTV e GINGA

Caros parceiros do Ginga,

Algumas boas notícias.

O Programa Ginga Brasil, que teve início em maio de 2011, encerrou sua 1a. Fase de Formação de Multiplicadores, para programação de conteúdo audiovisual interativo em NCL, com o maior sucesso.

Tivemos 75 multiplicadores NCL formados, provenientes de TVs Comunitárias, Pontos de Cultura, Telecentros e outros Coletivos de produção audiovisual, de 27 cidades de 14 estados do país.

Informações adicionais sobre o andamento do programa Ginga Brasil, em geral, podem ser obtidas em:    
gingabrasil.ginga.org.br

Informações adicionais sobre a primeira fase do Programa podem ser obtidas em:
gingabrasil.ginga.org.br/?q=node/3

Neste mês de julho tivemos também o evento internacional  IPTV-GSI, do ITU-T, realizado no Rio de Janeiro sob a organização da PUC-Rio, patrocínio do CGI.br e apoio da Anatel.

Os ganhos obtidos pelo país foram enormes, gostaria de salientar entre eles:
1)      Aprovação da Especificação da Suíte de Testes para a Recomendação Ginga-NCL (ITPV e TV terrestre), que ficará sob o apoio formal da Q13/16 do ITU-T
2)      Aprovação da iniciativa da PUC-Rio e UFJF, que disponibilizaram em Julho/2011 um website colaborativo (testsuite.gingancl.org.br) para a construção da implementação dos procedimentos de testes da recomendação ITU-T H.761 (Ginga-NCL). Pela primeira vez, uma Questão ITU-T endossou oficialmente um trabalho colaborativo por meio de serviços web. A suíte começa com mais de 500 casos de teste e todos são convidados a agregar mais casos de teste.
3)      Pela primeira vez, obteve-se progresso nos trabalhos de cooperação na integração de tecnologias Web e TV entre ITU-T e W3C. Membros do W3C apontaram a solução ITU-T H.761 (Ginga-NCL) para IPTV e TV terrestre como extremamente leve e eficaz, unindo simplicidade e poder de desenvolvimento multimídia.

De grande importância foi também o lançamento do Projeto IPTV.br feito durante o evento do ITU-T. O projeto visa a construção de um serviço iptv, público, seguindo estritamente as Recomendações ITU-T. Maiores informações podem ser obtidas em www.iptv.br

Abraços em todos,

Luiz Fernando


Fonte:

Prof. Luiz Fernando Gomes Soares
PUC-Rio / Depto. De Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário