sábado, 9 de janeiro de 2010

Dataprev prepara plataforma de serviços ao cidadão pela TV Digital

Dataprev prepara plataforma de serviços ao cidadão pela TV Digital

Por Guilherme Felitti, do IDG Now!

Publicada em 08 de janeiro de 2010 às 08h00
Atualizada em 08 de janeiro de 2010 às 11h12

Interatividade plena permitiria que perícias médicas fossem marcadas e recadastramentos fossem feitos por aplicativo para TV Digital.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) planeja lançar até o segundo semestre de 2010 uma plataforma de interatividade para TV Digital por onde oferecerá serviços básicos ao cidadão.

O TV Digital Social é baseado no middleware Ginga e foi criado após trocas de informações com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e as Universidades Federais da Paraíba e do Rio Grande do Sul.

"O projeto não pretende gerar apenas um aplicativo. Queremos trazer serviços disponíveis na internet ou no telefone para a TV. Pretendemos oferecer futuramente serviços interativos” pelo sistema brasileiro de TV Digital, diz Edson Castilho, gerente de serviço da Dataprev.

Segundo Castilho, o projeto prevê ainda ferramentas para outros órgãos federais, citando como exemplos o Ministério do Trabalho e Emprego, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou a Secretaria da Receita Federal.

O primeiro aplicativo a ser oferecido permitirá consultas ao calendário e à tabela de pagamentos da Previdência Social, além de indicar a agência mais próxima à casa do contribuinte baseado no seu CEP.

demonstrado publicamente pela Dataprev, O aplicativo também tem integração com a conta no Twitter da Previdência Social, segundo Castilho.

As consultas exploram funções interativas simples e exigem que o set-top box do usuário esteja conectado à internet, seja ela em banda larga do tipo ADSL, cabo ou 3G, afirma o executivo.

"Com a interatividade plena, podemos criar aplicativos que interajam com banco de dados", explica Castilho.

Tal interação permitiria que perícias médicas sejam marcadas, auxílios de maternidade ou de reclusão sejam requeridos e recadastramentos sejam feitos pela TV, afirma.

A estreia da plataforma de interatividade da Dataprev depende ainda de negociações com a Empresa Brasileira de Comunicação, de acordo com o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário