quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Campus Party 2010 - Programação - TV Digital - GINGA

Agenda de minicurcos, palestras no Stand do Ministério de Ciências e Tecnologia

Quarta 27/01
--------

15:00 - 17:00
Oficina: Hands-On Ginga-NCL, criando aplicações Ginga-NCL
Descrição: Introdução à linguagem NCL, a tecnologia genuinamente nacional presente no Sistema Brasileiro de TV Digital. Serão discutidas as características que levaram uma tecnologia nacional, concebida sobre os pilares do compartilhamento livre do conhecimento, a alcançar status de reconhecimento internacional. O objetivo principal da palestra é incentivar a entrada de novos desenvolvedores no mercado de TV interativa, fornecendo informações sobre as ferramentas de desenvolvimento e testes disponíveis sob licença livre para a criação e apresentação de conteúdo interativo baseado no Ginga-NCL.
Pré-requisitos: intessados na tecnologia de TV Digital
Ministrante: Equipe PUC-Rio
Local: Stand MCT na área Expo


Quinta - 28/01
--------

13:00-16:00
Oficina: Hands-On Ginga, criando aplicações Ginga-J
Ministrante: Raoni Kulesza e Jefferson Lima
Descrição: Esta oficina é dividida em duas partes e tem como objetivo apresentar conceitos básicos do desenvolvimento de aplicações Java para TV Digital. Voltado para o desenvolvimento no Ginga-J, parte baseada na linguagem Java do middleware do padrão brasileiro de TV Digital, a oficina torna o aluno apto a desenvolver suas primeiras aplicações utilizando as APIs Ginga-J, através do ciclo de vida das aplicações, interfaces gráficas e tratamento de eventos do usuário.
Pré-requisitos: conceitos básicos de programação Java
Local: Stand MCT na área Expo

16:00 - 18:00
Oficina: Hands-On Ginga, Programação de Middleware para TVD
Ministrante: Raoni Kulesza, Jefferson Lima, Álan Lívio e Vítor Baptista
Descrição: Esta oficina tem com objetivo explicar o ambiente de desenvolvimento utilizado pelo projeto GingaCDN (rede de desenvolvedores para o middleware Ginga) para o desenvolvimento de tecnologias relacionados a middleware e aplicações de TV Digital. Serão abordados assuntos como arquitetura de middleware de TVD, ambiente de desenvolvimento, modelo de componentes e repositório de controle de versão.
Pré-requisitos: conhecimento de sistemas embarcados e programação C/C++
Local: Stand MCT na área Expo

Sexta - 29/01
--------

16:00 - 20:00
Encontro comunidade Ginga - Próximos passos, projetos e colaboração
Ministrante: Equipe da PUC-Rio e UFPB
Descrição: Apresentação dos principais projetos de código livre coordenados pela PUC-Rio e UFPB. Serão apresentados processos e ambientes de desenvolvimento, bem com as ferramentas e aplicações desenvolvidas até o momento. Também serão discutidos com a comunidade as possibilidades de participação e colaboração nesses projetos.
Local: área de Barcamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário