sábado, 25 de abril de 2009

Brasil e Peru assinam acordo de TV digital na próxima semana

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, confirmou há pouco durante entrevista coletiva que na próxima semana irá se encontrar com o presidente do Peru, Alan Garcia, em Rio Branco (AC), para assinar o documento oficial no qual o governo peruano irá adotar o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Em seguida, Costa deverá embarcar para o Chile, onde deverá participar de um debate com deputados e senadores chilenos sobre o sistema.

O ministro acredita que o País também caminha para a adoção do padrão brasileiro. "Com isso toda a indústria de base eletroeletrônica no Brasil será beneficiada e esta será uma abertura muito grande para a indústria brasileira", afirmou Costa.

O ministro informou que a intenção é fazer com que o Brasil seja o principal fornecedor do padrão na América do Sul e lembrou que o País já conseguiu atingir um ponto no qual a produção dos televisores com tela de LCD e plasma já superaram a produção de TV de tubo. "Todo o mercado latino americano é tão importante quanto o europeu", avaliou.

Costa defendeu, no entanto, mudanças na Lei de Informática brasileira, que estabelece as regras de incentivos fiscais para os produtores de bens e serviços de informática e automação, mas que acaba beneficiando apenas as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus, a despeito de outras regiões do País. De acordo com ele, a região de Santa Rita do Sapucaí (no sul de Minas) produz e exporta transmissores e conversores, mas não têm 85% dos descontos concedidos às indústrias da Zona Franca.

"Temos que convencer o governo de que a TV Digital é uma realidade e precisamos fazer esse conversor em qualquer lugar do território nacional", apontou. Segundo o ministro, a Lei deverá ser revista em 2012, mas a discussão pode ser antecipada. No entanto, a grande dificuldade será arregimentar apoio dos parlamentares das outras regiões do Brasil, já que a grande maioria da bancada de deputados no Norte e nordeste vota em bloco.

O Brasil adotou o padrão japonês de TV digital em 2006 e incorporou a esse sistema inovações tecnológicas brasileiras. Hoje, 16 cidades do Brasil já têm transmissão de TV digital. Costa participou de uma reunião hoje com empresários mineiros na sede da Federação das Indústrias de Minas (Fiemg), no qual demonstrou que o setor de telecomunicações brasileiro não chegou a ser prejudicado pela crise financeira internacional.


Fonte : Último Segundo - IG

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/04/24/costa+brasil+e+peru+assinam+acordo+de+tv+digital+na+proxima+semana+5734947.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário