sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Famílias da Paraíba participam de testes da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa

Famílias da Paraíba participam de testes da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa

Gerência de Comunicação Social - EBC 17.12.2012 - 16h27 | Atualizado em 19.12.2012 - 18h15
Família de D. Adair Ferreira foi a primeira a testar a interatividade (Olenildo Nascimento/UFPB)
O primeiro teste da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa foi realizado na última sexta-feira (14/12), na cidade de João Pessoa (PB). A família de Adair Ferreira foi uma das escolhidas para participar da ação, que envolve cem beneficiários do programa Brasil Sem Miséria na Paraíba.
“Adorei ter participado de tudo. Já aprendi a usar (o aparelho) e sei como é que mexe”, disse Dona Adair, ao se referir ao set-top box, equipamento instalado nas TVs de cada família participante que, acoplado à TV, permite a interatividade no canal de serviços do Governo Federal por meio do controle remoto. Enquanto assiste a este canal, o telespectador poderá acessar informações sobre vagas de empregos em João Pessoa, cursos de capacitação, obtenção de documentos, além de serviços (na área de Saúde) e benefícios do Governo Federal, como aposentadoria, programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso.
O projeto é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com a TV Câmara Federal, Prefeitura de João Pessoa , Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Católica de Brasília (UCB), Ministérios e indústria de radiodifusão.
O lançamento dos testes ocorreu após a inauguração da TV digital da Câmara de João Pessoa, no Plenário Senador Humberto Lucena, na Câmara Municipal da cidade, em solenidade que contou com a participação do diretor-presidente da EBC, Nelson Breve.
Segundo ele, o projeto é de grande importância, uma vez que permitirá o teste em campo de aplicativos da TV pública digital que estabelecerão uma janela de diálogos entre a sociedade e o Estado. “Se conseguirmos mostrar que com as novas tecnologias a vida dessas pessoas vai melhorar, para que elas possam exercer melhor sua cidadania e ter mais acesso aos serviços públicos e aos seus direitos, isso vai fazer com que a gente sensibilize o governo para ter um projeto que faça com que essas famílias tenham acesso mais rápido à TV pública digital”, ressaltou o diretor-presidente. “Além disso, reuniremos as informações necessárias para viabilizar o projeto do operador da rede pública digital em todo o país”, completou.
Durante um período de três meses, os parceiros envolvidos no projeto vão testar os impactos desta tecnologia nas condições de vida dessas famílias, avaliando ainda aspectos da transmissão e outras funcionalidades do sistema.
O primeiro projeto de interatividade social na TV aberta pretende ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão do Brasil para universalizar o acesso da população a serviços de inclusão social e cidadania.
Operador de Rede - O projeto Operador de Rede pretende oferecer às emissoras públicas a possibilidade de transmitirem seus canais de TV digital em todo o país por meio de uma infraestrutura unificada. Os canais distribuídos por ela devem funcionar em multiprogramação, difundir conteúdos em alta definição para terminais fixos, móveis ou portáteis, e propiciar interatividade.
O operador único viabilizará a migração dos sinais das emissoras públicas do padrão analógico para o digital, alcançado todas as capitais e cidades com mais de cem mil habitantes. Isso representa sinal de mais qualidade e a custo inferior para as emissoras do campo público, atendendo a 63% da população brasileira
 
 
Fonte:
http://www.ebc.com.br/sobre-a-ebc/sala-de-imprensa/2012/12/familias-da-paraiba-participam-de-testes-da-rede-nacional-de
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário