Informações e notícias sobre tecnologia da "TV Digital" enfocando a "Interatividade" e seus benefícios sociais.
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Encontro Comunidade GINGA - Encontro do Sofware Público - Brasília
A especificação de referência do "GINGA" é publica, e livre, mas até que momento ?
Qual a contribuição que as empresas que estão embarcando o "GINGA" nos "set-top box" com outros codenomes estão oferecendo a comunidade e aos desenvolvedores ?
Podemos ter um "GINGA" embarcado "Livre" ?
http://www.softwarepublico.gov.br/spb/download/file/programa-encontro-2009.pdf
Apoio de Peso . UIT avaliza padrão nipo-brasileiro de TV Digital
Parabéns !!! Parabéns !!!!
UIT avaliza padrão nipo-brasileiro de TV Digital
:: Da redação
:: Convergência Digital :: 09/10/2009
O padrão nipo-brasileiro de TV Digital, o ISDB-T, recebeu o aval oficial da União Internacional de Telecomunicações (UIT), ligado à ONU, que passa, assim, a recomendar as normas brasileiras de radiodifusão digital como subsistemas ao padrão japonês. Há alguns meses, a UIT analisava o último rascunho das normas. Com a oficialização, a adoção do padrão nipo-brasileiro por outros países passa a ser incontestável do ponto de vista tecnológico.
"Trata-se de um reconhecimento que traz ganhos imensos para o país", explica Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD. "A partir de agora, nos tornamos oficialmente exportadores de tecnologia de TV digital com o mesmo status dos EUA e Europa. Qualquer continente que queira produzir baseado em nosso padrão, terá acesso às normas, com a recomendação de um órgão de expressividade global", completa.
Após a aprovação de todos os países membros, as normas da ABNT foram publicadas no portal da UIT (www.itu.int), traduzidas nas línguas oficiais do órgão (inglês, árabe, chinês, espanhol, francês e russo). Na Recomendação UIT-R BT.1699, passaram a ser encontrados aspectos técnicos do Ginga-NCL – que compõe o padrão de middleware adotado no Brasil. E na Recomendação UIT-R BT.1306, estão as inovações apresentadas pelo Brasil ao sistema ISDB-T, contidas nas normas brasileiras, como o uso do padrão de compressão MPEG-4.
Por intermédio de um acordo firmado entre Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a UIT, a entidade brasileira e o processo de padronização adotado na TV digital passam a ter para a UIT o mesmo status dos equivalentes editados por entidades como o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI). Significa dizer que tudo o que for aprovado pela ABNT com relação ao SBTVD passa a ter caráter oficial para a UIT.
“Acabamos de abrir para o mundo a única tecnologia de televisão capaz de oferecer ao mesmo tempo qualidade perfeita de imagens e sons, mobilidade, portabilidade e uma interatividade flexível e livre de royalties, que favorece o desenvolvimento de uma enorme gama de aplicativos, sejam eles comerciais, lúdicos, informativos, ou para ampliação da cidadania e inclusão social”, finaliza Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.
Em maio. a Norma Ginga NCL-LUA (ITU-T H.761) já havia se tornado padrão para toda e qualquer comunicação digital sobre IP, recomendada pelo mesmo órgã
sábado, 3 de outubro de 2009
Latinoware - Palestra de TV digital e minicurso GINGA
Minicurso
GINGA - Middleware do Sistema Brasileiro de Televisão Digital
Ginga-NCL : Linguagem NCL e suas ferramentas de desenvolvimento
Instalação do ambiente para desenvolvimento de aplicações interativas em GINGA-NCL e Lua
Dicas de infraestrutura e instalação/configuração das principais ferramentas para o desenvolvimento e testes de aplicações interativas para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Ambiente : Sistema operacional Linux Ubuntu, eclipse, plugin NCL, set-top box virtual, live-cd GINGA.
Desenvolvimento de Aplicações Declarativas para TV Digital no Middleware Ginga e utilização de Objetos Imperativos NCLua
Introdução à linguagem NCL ( Next Context Language), a tecnologia genuinamente nacional presente no ”SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital”. O objetivo principal do minicurso é incentivar a entrada de novos desenvolvedores no mercado de TV interativa, fornecendo informações sobre as ferramentas de desenvolvimento e testes disponíveis sob licença livre para a criação e apresentação de conteúdo interativo baseado no Ginga-NCL e objetos imperativos NCLua. Demonstrações e prática com exemplos utilizando os principais recursos da linguagem Ginga-NCL e utilização de objetos imperativos NCLua.
Observação :
O material utilizado no minicurso é de autoria da PUC-RJ, que em parceria com a Dataprev “Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social” vem divulgando nacionalmente o “GINGA” , o qual é software livre, com objetivo de aculturamento de estudantes e profissionais na tecnologia de desenvolvimento de aplicações Interativas para a “TV Digital” .
As inscrições serão no local com vagas limitadas ( 20 micros - 40 pessoas)
Para os participantes :
- Distribuição de CD com material de referências e as ferramentas de desenvolvimento.
- Distribuiçao do Live CD GINGA com a última versão 1.1.
Sites de Referências :
GINGA http://www.ginga.org.br/
GINGA-ncl http://www.gingancl.org.br/
Comunidade GINGA http://www.softwarepublico.gov.br
PUC-RJ - Laboratório Telemidia http://www.telemidia.puc-rio.br/pt/index.html
UFPB - Laboratório Lavid http://www.lavid.ufpb.br/