:: Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital :: 28/08/2009
O Ginga será relevante para consolidar a parceria Brasil/Argentina. A afirmação é do assessor da Casa Civil, André Barbosa, que participou, nesta sexta-feira, 28/08, em Bariloche, na Argentina, da assinatura formal da adesão da Argentina ao SBTVD, o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. O acordo foi celebrado pelo Presidente Lula e pela presidente Cristina Kirchner.
"Estamos colhendo os frutos de um trabalho de persistência e vamos, agora, trabalhar em parceria com Argentina e Peru. É um momento decisivo para termos a plataforma na América do Sul", declarou André Barbosa. Segundo ele, haverá uma forte cooperação para o desenvolvimento da tecnologia - tanto na parte de hardware como em software. Sendo que neste último caso, o Ginga terá papel crucial.
"O Ginga é o elemento que nos permite fazer a interatividade na TV aberta. Não estamos falando em interatividade para TV a cabo ou IPTV. É o recurso possível para uma população", enfatizou Barbosa. Com relação à portaria do MDIC - que prorrogou o prazo da produção local de celulares com Ginga e até cogita a possibilidade de exclusão do middleware - o assessor da Casa Civil foi taxativo.
"O Ginga é estratégia de governo. Mas temos que pensar na indústria e há problemas para cumprir a meta que estava anteriormente estabelecida, mas não há qualquer retrocesso. A ideia é avançar como estamos fazendo e, agora, a escala do SBTVD fica muito maior com a adesão da Argentina", completou Barbosa.
O assessor da Casa Civil enfatizou ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está aberto a financiar empresas brasileiras interessadas em investir na Argentina, mesmo que na forma de joint-ventures, mas o capital majoritário terá que ser brasileiro.
Também foi acordada a transferência de tecnologia e a capacitação de pessoal, por meio da replicação do CTIC - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação.
O Centro é o braço operacional do ProTIC, Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (ProTIC). Na prática, o CTIC vai gerir uma rede virtual de competências para pesquisa e desenvolvimento em tecnologias da Informação e Comunicação, incluindo TV Digital no Brasil.
Agora, a proposta é incluir Argentina e Peru, assim como os outros países que aderirem ao SBTVD, nesta grande 'rede' de capacitação. O Japão deverá também colaborar financeiramente e com a doação de equipamentos para a Argentina.
A solenidade de assinatura do acordo entre Brasil e Argentina aconteceu nesta sexta-feira, 28/08, durante a reunião extraordinária da cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). O documento foi assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e pelo ministro de Planejamento da Argentina, Julio De Vido, e rubricado pelos presidentes Lula e Cristina Kirchner.
fonte :
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20134&sid=8